quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

EXPRESSAR: A ARTE DE SER ALGUÉM


"Expressar: É o ato de exprimir, manisfestar, explicar, revelar e/ou mostrar de forma inteligível alguma coisa."

----Há alguns anos, a liberdade de expressão no Brasil foi permitida, diante de processos e protestos durante um vasto tempo. Porém, em pleno século XXI, ainda existem pessoas que ainda não aprenderam a expressar-se. Não importa de qual forma, seja falando, opinando, criando, amando, não aprenderam. Gostaria muito de saber o que se passa na cabeça de uma pessoa que não se expressa. Qual o problema, o medo de ser notado?
----Ás vezes me pergunto se o real medo das pessoas seria a reputação. Pra quê se preocupar tanto com a opinião dos outros, se a sua é que prevalece? Por que acreditar tanto que a opinião alheia vale mais do que a opinião de si próprio? Como dizia o rei: "Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é,e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles".
----Se você, humano calado, acha que não há consequência quando você não se expressa, aí vai um aviso: Quem não fala, não ganha nada, não é nada. Como você vai dizer o que quer da vida, se você não diz? Em qualquer circunstância, ou até futuramente, em uma reunião, sua opinião será pedida. O que você dirá? "Durante toda a minha vida não me expressei, não sei o que dizer" ou você vai jogar a bomba para outra pessoa? NÃO, NÃO, NÃO. Você nem vai chegar na reunião! Você não vai a lugar algum, se não abrir a boca. Não é a tôa que o ditado: "quem tem boca vai à Roma" existe.
----Você acha que se Isaac Newton não tivesse se expressado, ele teria criado livros da teoria da evolução? Se Bob Marley não tivesse se expressado, ele escrevia tanta música? Se Pedro Álvares Cabral não expressasse seu objetivo, ele colonizaria o Brasil? Será que se Santos Dumont não se expressasse, inventaria o avião? NÃO, NÃO e NÃO de novo. NÃO! Nada faz sentido se a pessoa não se expressa.
----Pode-ser perceber uma semelhança entre todos esses nomes citados, além da expressão: Todos fizeram a diferença na humanidade, e jamais serão esquecidos. Então: você vai continuar calado?

0 comentários: